Quer uma listinha dos melhores livros de romance para a sua prateleira? Pois saiba que essa é uma das seleções literárias mais difíceis de se fazer, porque existem muitas histórias de amor maravilhosas publicadas por aí.
E para mostrar que os livros de romance podem ser muito diferentes, e assim mesmo igualmente emocionantes, escolhi para esse post histórias românticas escritas em diferentes épocas. Algumas são clássicas, outras modernas, e tem também os livros de romance juvenis que estão fazendo sucesso no momento.
Vem dar uma espiadinha!
Os melhores livros de romance juvenis
Para todos os garotos que já amei (2014) – por Jenny Han
Esse é um daqueles livros de romance fofos, que você consegue ler em poucos dias. A escrita da autora Jenny Han é deliciosa, e conta a história de Lara Jean, a irmã do meio de três garotas, que tem sua vida virada de ponta cabeça quando alguns de seus maiores segredos são revelados.
Lara Jean era uma menina tímida, que viu alguns de seus romances terminarem antes mesmo de começarem. Por isso escreve cartas de amor para os meninos de que gostava, mas que não passaram de amores platônicos. Aliás, um deles é o garoto com quem sua irmã mais velha namorou por anos e acaba de terminar!
Imagina o que acontece quando essas cartas são misteriosamente enviadas para seus destinatários? Qual será a reação dos garotos? É isso o que você descobrirá nas páginas desse livro, que tem duas continuações: P.S. – Ainda amo você, e Agora e Sempre, Lara Jean.
O primeiro livro da série você encontra aqui.
Eleanor & Park (2020) – por Rainbow Rowell
Essa é outra história de amor adolescente, mas não tem nada de clichê. Os personagens são muito bem construídos, e você acredita que eles possam existir de verdade! Eleanor é uma garota ruiva que se veste de maneira estranha e se acha grande (ou gorda?). Já Park vem de uma família de coreanos, é apaixonado por música e HQ. Os dois pegam o mesmo ônibus escolar todos os dias, e quando Eleanor começa a espiar os quadrinhos de X-Men do menino, nasce uma semente de amizade, que se transforma no primeiro amor.
O final também é muito interessante, e nada óbvio. Se você gosta de livros de romance que fazem pensar, esse certamente irá te conquistar. Recomendo! Veja aqui onde encontrar.
Perdida (2013) – por Carina Rissi
É claro que tinha que ter uma autora brasileira na lista dos melhores livros de romance juvenis, não é mesmo? Perdida é o primeiro livro da série que consagrou a escritora Carina Rissi, e que está sendo adaptado para as telinhas. O mais bacana do livro é ver como a autora conseguiu trazer o estilo de Jane Austen, uma das maiores escritoras de todos os tempos, de uma forma graciosa, inteligente e fácil de ler.
Na história, a jovem Sofia é uma garota normal que vive no século 21, até que compra um celular misterioso. E de uma hora para outra, acaba indo parar no século 19! Durante essa aventura, ela conhecerá Ian Clarke, um jovem que fará seu coração tremer. E que colocará em cheque sua vontade de voltar para a vida que tinha no futuro.
Adorei especialmente a parte em que ela chega no passado e se depara com o banheiro da casa: sem vaso sanitário! Espere uma história romântica de tirar o fôlego com pitadas de humor.
Veja aqui onde encontrar a coleção completa com a história do casal.
A Seleção (2012) – por Kiera Cass
Se você nunca ouviu falar desse livro de romance, está na hora de conhecer! A Seleção traz uma história deliciosa, que você devora no mesmo dia! America Singer é uma garota que vive numa sociedade dividida em castas: sua família pertence ao grupo dos artistas, e ela acredita que seu futuro está entrelaçado ao do jovem Aspen, que tem origem ainda mais humilde. Até que ela se inscreve, por pressão da mãe, em um concurso que escolherá a futura esposa do príncipe Maxon.
O triângulo amoroso funciona muito bem, mas o que mais prende no livro são os diálogos entre a garota e o príncipe. Duvido que você termine a leitura sem querer um Maxon na sua vida!
A série completa tem cinco livros: os três primeiros contam a história de America, e os dois últimos tratam da seleção de sua filha. Veja aqui onde encontrar.
Veja também: Livros de Princesa: uma lista dos melhores!
A Culpa é das Estrelas (2012) – John Green
Esse é o livro mais famoso de John Green, que está em todas as listas dos melhores livros de romance que você pode encontrar. Isso porque ele conta a história triste e emocionante da jovem Hazel de 17 anos, que desde o começo da adolescência lida com um câncer de tireoide.
Quando sua mãe sugere que ela frequente um grupo que reúne pessoas que estão lutando contra o câncer, a garota pensa que será um perda de tempo. Mas é lá que ela conhece Augustus Waters, o Gus, que tem uma sede de viver incrivelmente linda!
Duvido que você consiga ler sem derrubar muitas lágrimas! Veja aqui onde comprar.
Veja também: Os Melhores livros Infantojuvenis de todos os tempos!
Os melhores livros de romance atuais para adultos
P.S. – Eu te amo (2003) – por Cecelia Ahern
Parece que cartas e livros de romance têm tudo a ver, não é mesmo? Tanto é assim que essa é uma outra história que usa as cartas para desenvolver um lindo enredo de amor. Só que dessa vez, as mensagens foram escritas por uma pessoa que já morreu – no caso, o jovem Gerry, que falece depois de ser diagnosticado com um tumor no cérebro.
Sua esposa Holly tenta restabelecer a vida, mas a depressão toma conta de sua alma. Até que a garota encontra as cartas deixadas pelo marido, e que servem de orientação para que ela continue a viver sem ele.
É de partir o coração de tão lindo! Vale também ver a versão em filme, que arrancou cada lágrima que eu tinha guardada nos olhos!
Veja aqui onde encontrar o livro.
Outlander – A Viajante do Tempo (1991) – por Diana Gabaldon
Confesso que, antes de ler este livro, eu assisti à série da Netflix baseada em sua história. E me apaixonei! Se você curte romances históricos, Outlander é uma ótima pedida: nele a jovem Claire faz uma viagem para a Escócia logo depois da segunda guerra mundial. Em uma determinada noite, ela presencia um antigo ritual celta numa área com formações rochosas muito antigas. E sem querer acaba sendo levada para o ano de 1743.
No passado, Claire viverá um intensa e história de amor com um escocês. Terá que aprender a viver num tempo em que as mulheres não eram ouvidas, e em que enfermeiras e médicas seriam consideradas bruxas. Arrebatador!
Para saber onde comprar o livro, clique aqui.
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966) – por Jorge Amado
Essa é a história de um triângulo amoroso bem diferente: afinal, um dos três personagens está… morto! No livro, Dona Flor é uma mulher muito bonita que mora na cidade de Salvador, e é apaixonada por seu marido Vadinho. No entanto, o homem morre subitamente no carnaval de rua, deixando-a viúva.
Flor se casa então com Teodoro, um calmo farmacêutico. Mas não consegue esquecer o antigo marido: tanto que o morto volta, colocando-a em situações muito engraçadas.
Não dá para perder essa pérola de Jorge Amado, que fala sobre o amor de uma maneira muito própria! Veja aqui onde encontrar.
Os melhores livros de romance clássicos
Dom Casmurro (1899) – por Machado de Assis
Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis, e certamente você já deve ter lido se passou pela fase do vestibular. Mas esse livro de romance é muito mais do que uma leitura obrigatória da língua portuguesa: ele conta a história do amor entre Bentinho e Capitu, vista pelos olhos do garoto, até que ele atinge a idade adulta. E é uma baita história!
A escrita é tão incrível que joga com o coração do leitor em todos os momentos. Você pode ler Dom Casmurro mil vezes, e ainda assim ficar sem saber se Bentinho, que é o narrador do livro, é um cara sensato ou um louco ciumento, por desconfiar que exista algo entre sua amada Capitu e seu melhor amigo, Ezequiel Escobar. Aliás, da primeira vez que li achei que Capitu era culpada, para depois ter certeza de que era inocente.
O ciúmes de Bento cresce tanto, que eu dado momento ele duvida inclusive da paternidade de seu filho, que também se chama Ezequiel. Que tal ler o livro e me dizer a sua opinião?
Saiba onde encontrar o livro aqui.
Romeu e Julieta (1595) – por William Shakespeare
Esse é um livro de romance que dispensa apresentações, não é mesmo? Romeu e Julieta é o livro de William Shakespeare que conta a história do casal trágico mais famoso de todos os tempos!
O enredo se passa na cidade italiana de Verona, no século 15. As famílias Montecchio e Capuleto são rivais, mas isso não impede que seus filhos – a linda Julieta e o corajoso Romeu – se apaixonem.
Uma das partes mais bonitas do livro é a noite que o casal passa junto, que mostra a inocência do amor adolescente. O final, com a morte dos amantes, mexe com nossos corações até hoje.
Vale a pena ler pelo menos uma vez na vida!
A versão em português do livro você encontra aqui.
Nesse post aqui você encontra inclusive a versão em inglês para baixar gratuitamente.
Amor de Perdição (1862) – por Camilo Castelo Branco
Esse é outro livro de romance bem famoso nas listas do Ensino Médio, já que é um clássico da literatura da fase do Romantismo em Portugal. Foi justamente no antigo “colegial” que tive contato com o livro, que foi uma grata surpresa. Apesar de usar algumas palavras antigas, a leitura é fácil e muito gostosa.
Amor de Perdição é considerado a obra-prima de Camilo Castelo Branco, e conta uma história de amor trágica, nos moldes de Romeu e Julieta. Simão Botelho e Teresa de Albuquerque são os protagonistas, filhos de duas famílias rivais inimigas e vizinhas, que desenvolvem um romance pelas janelas de seus casarões. Se você curte um final com muitas lágrimas, é uma ótima pedida.
Uma curiosidade sobre o livro é que ele foi escrito enquanto o autor estava na prisão, acusado do crime de adultério. Pelo jeito as paixões não faziam parte da vida do autor apenas na ficção, mas também na vida real. Veja aqui onde comprar.
O que achou dessa lista? Seu livro de romance favorito está aqui ou ficou de fora? Conta nos comentários!