Você já ouviu falar da história de João e o pé de feijão? Ela nasceu na Inglaterra, e é muito conhecida em todo o mundo atualmente. Ela conta sobre um menino corajoso, que vive uma aventura que mudará sua vida para sempre. Quer saber como? Leia a seguir!
A famosa história de João e o pé de feijão
Em uma pequena cabana no campo, vivia uma mulher viúva e seu filho, que se chamava João. Eles eram muito pobres, e mal tinham o que comer. Um dia, quando a pobreza ficou ainda maior, a mãe de João resolveu vender a única coisa que tinham para conseguir dinheiro. Era uma vaca, que mantinham em seu quintal.
— Vá até a cidade, João, e venda a vaca — a mãe disse para o filho. — Tente conseguir um bom preço por ela, para que possamos comprar comida.
No dia seguinte, logo cedo, João levou a vaca para o centro. Chegando lá, logo encontrou um senhor velho, com barbas brancas. Ele perguntou a João:
— Ei, menino, aonde vai?
— Preciso ir até o mercado, para vender esta vaca — o menino respondeu.
Mas o velho, que tinha cara de sábio, fez uma proposta para João. Ofereceu cinco grãos de feijão em troca da vaca. Disse que eram feijões mágicos, e que, se o garoto os plantasse, sua família nunca mais passaria necessidade.
João, que ficou encantado com a oferta, aceitou os feijões e voltou para casa. Quando chegou, mostrou à mãe o que tinha trazido, o que a deixou furiosa.
Ela não acreditava que seu filho tinha trazido apenas cinco grãos de feijão para casa! Aquilo era tudo o que tinham naquele momento, e não teriam comida para se alimentar no dia seguinte. Com raiva, jogou os feijões pela janela, e mandou o filho deitar.
Quando amanheceu, João acordou e foi até o quintal. No lugar onde os grãos de feijão tinham caído, havia nascido um lindo e gigantesco pé de feijão, que subia até as nuvens. Com um pouco de medo, mas com muita curiosidade, o menino decidiu subir, para descobrir o que havia no topo.
Quando finalmente chegou lá em cima, depois de subir mais alto do que as nuvens, João avistou um castelo flutuante. Ele entrou pela maior porta que já tinha visto em sua vida e ouviu uma voz grossa, que o deixou com muito medo. Antes que ele pudesse fugir, uma senhora de mais de três metros de altura o agarrou, fez sinal para que ele ficasse quieto, e o colocou dentro de um enorme armário.
Por um fresta que havia no móvel, João conseguiu ver o dono daquela voz assustadora. Era um gigante mesmo! O homem estava sentado numa cadeira junto à mesa, bufava e urrava a todo momento.
— Traga minha comida agora! — ele gritou para a senhora que havia ajudado João, e que parecia uma criada do castelo.
A mulher saiu para fazer a comida, então o gigante colocou uma galinha e uma harpa em cima da mesa. A harpa era mágica e começou a tocar sozinha, e nesse momento a galinha cacarejou, e botou um ovo de ouro.
João assistiu a toda a cena maravilhado. O gigante então guardou a galinha e a harpa em um saco, e o deixou no chão ao seu lado. A senhora, que já tinha terminado de preparar o almoço, apareceu e serviu um banquete como o garoto nunca tinha visto. Era tanta comida, que João imaginou que ele e sua mãe poderiam comer um mês inteiro, se tivessem a mesma quantidade.
O gigante comeu tudo em minutos, e logo sentiu sono. Encostou a cabeça na mesa, e dormiu ali mesmo. Foi quando João percebeu que era hora de agir: saiu do armário sem fazer barulho, pegou o saco com a galinha e a harpa, fugiu pela porta do castelo e começou a descer pelo pé de feijão.
Mas antes que João chegasse lá embaixo, o gigante acordou. Viu que sua galinha havia sido roubada, e saiu gritando do castelo. Ele viu o garoto fugindo, e resolveu persegui-lo. João desceu ainda mais rápido, e chegou ao chão. Então cortou o pé de feijão com um machado: a árvore caiu, derrubando o gigante, que morreu.
João e sua mãe cuidaram muito bem da galinha de ouro. Eles nunca mais passaram fome, e tiveram uma casa muito alegre, sempre com uma harpa a tocar lindas músicas.
Livro de João e o pé de feijão
Existem vários livros ilustrados com a história de João e o pé de feijão. Mas a minha favorita, por encantar os pequenos com as imagens, é a versão do Maurício de Sousa. Nela, o Chico Bento aparece interpretando o João, o que torna o livro ainda mais interessante para os pequeninos. Veja aqui onde comprar.
Espero que você tenha gostado da história! E se curtiu, deixe um comentário, que vou adorar ler!
Veja também a lista com todas as histórias infantis do site!