Você conhece o artista Ivan Cruz? Talvez você já tenha visto um de seus famosos quadros, mas não sabia que era de sua autoria.
O artista ficou conhecido por retratar crianças e brincadeiras antigas em suas obras. Suas telas e esculturas trazem tons alegres, com traços simples, e cativam tanto os pequenos quanto os adultos.
Quer saber mais sobre sua vida e suas criações? Então confira esse post até o final!
Ivan Cruz e suas primeiras obras
Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro, e teve uma infância cheia de brincadeiras, como ele mesmo conta. Embora fosse um apaixonado por arte, escolheu cursar a faculdade de Direito, terminando o curso em 1970. Oito anos depois, o artista deixou a capital carioca para morar em Cabo Frio, local que o inspirará a realizar suas obras.
Em 1986 Ivan abandonou a advocacia para se dedicar integralmente à produção artística. Uma das maiores referências que ele relata ter seguido foi a de Cândido Portinari, tanto que é possível perceber a influência da fase geométrica do artista em muitas de suas pinturas.
Nas primeiras produções, Ivan demonstrou um repertório variado, pintando quadros abstratos e também figurativos. Passou a fazer exposições em Cabo Frio e na região fluminense dos Lagos, e aos poucos foi sendo admirado por um número cada vez maior de pessoas.
Os quadros e as brincadeiras de criança
Foi quando se preparava para uma exposição em Portugal que Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com a temática infantil, retratando o universo das crianças. As telas fizeram tanto sucesso que o artista desistiu de viajar para a Europa e realizou a exposição em várias cidades do estado do Rio de Janeiro, ganhando notoriedade nacional.
Desse momento em diante Ivan se concentrou na produção de pinturas com crianças brincando: empinando pipas, com bolinhas de gude, jogando amarelinha, pulando corda, girando peões na rua, com bambolês e muito mais. Aqueles que nasceram até a década de 70 provavelmente se lembram de brincar dessa maneira, o que traz um tom de nostalgia feliz para suas obras.
As telas de Ivan Cruz costumam ser grandes: o formato de 1 metro X 1 metro é um dos mais utilizados. As cores fortes pintadas com tinta acrílica fazem com que os quadros se destaquem e sejam reconhecidos com facilidade. Outra marca registrada do artista é que as crianças retratadas não têm rosto, o que explicaremos em seguida.
A obra de Ivan Cruz e a infância da atualidade
Muitos professores e educadores escolhem as obras de Ivan Cruz para ilustrar suas aulas. Isso acontece porque existe uma atração natural das crianças pelas obras, que retratam justamente uma das principais riquezas da infância: o brincar.
Outro ponto que aproxima as telas dos pequenos acontece em função das cores escolhidas por Ivan Cruz para suas obras. O artista usa cores primárias e secundárias puras com frequência, que são justamente aquelas de mais fácil reconhecimento na primeira infância.
Além disso, as obras de Ivan permitem a discussão em torno do tema “brincadeiras”. As novas gerações trocaram os brinquedos pelo uso por telas, o que levou à uma redução da socialização. Será que no futuro teremos jovens mais solitários? Esse é um dos questionamentos que podem ser levantados com a análise de seus quadros em sala de aula.
Por que os rostos nas telas não têm rosto?
Segundo o artista, a ideia é que a própria criança imagine o rosto e uma identidade para cada personagem retratado, passando a interagir com a obra.
Assim, quem a contempla não se prende à características como cor dos olhos, tamanho do nariz ou da boca – como você pode imaginar o que quiser, o quadro sempre espelhará o que você leva dentro de si.
Mesmo que os rostos não mostrem os sorrisos das crianças pintadas, Ivan costuma dizer que as pessoas sentem a alegria que as figuras exalam. Isso acontece porque a obra como um todo traz cores alegres, e também porque as lembranças das pessoas em torno das brincadeiras traz essa mesma emoção.
Portanto, é como se cada admirador das telas de Ivan Cruz finalizasse a obra com seus próprios pensamentos e sentimentos.
As esculturas de Ivan Cruz
Após uma extensa fase dedicada à pintura, Ivan Cruz iniciou em junho de 2001 a criação de esculturas. A primeira delas foi uma pequena imagem esculpida em bronze e batizada de “Pulando Amarelinha”, a qual foi seguida por outras quinze esculturas que retratam outras brincadeiras.
Mais recentemente o artista produziu esculturas de 1,20 metros de altura, para a Praça Américo Vespúcio, em Cabo Frio. Se você passar por lá, não deixe de tirar uma foto de mãos dadas com as crianças saltitantes que o artista eternizou no local.
Quer dar uma espiadinha no artista pintando? Veja esse vídeo abaixo!
Que tal mais posts sobre artes e diversão? Clique aqui.
Veja também:
Quadro Operários, de Tarsila do Amaral: conheça sua história e significado.