Sabe quando seu filho era pequeno e você dizia que não tinha tempo para nada?
Eu me lembro bem dessa fase: com um bebê em casa, tempo é uma coisa que não sobra mesmo. São noites sem dormir, banhos de 3 minutos, pratos requentados no microondas (porque entre o momento em que você preparou a comida e sentou para comer, teve que levantar para trocar a fralda, tirar o dedo do filho da tomada e atender o interfone que insistia em tocar).
Mas você sabe que essa fase passa. Eles crescem, e fica a impressão de que o tempo começa a sobrar. Você volta a ter refeições decentes, e as noites já não são mais interrompidas. “Ufa”, você pensa. Passou!
Claro que fica mais fácil depois dos primeiros anos de maternidade, mas eu preciso te deixar uma pergunta: o que você tem feito com o tempo que sobra?
Te faço essa pergunta porque muitas vezes eu me faço também. Porque, uma vez que a gente se torna mãe, é muito fácil continuar a ocupar o tempo que “sobra” com os filhos (e todas as outras funções que você tem: esposa, dona de casa, filha, etc).
Você tem tempo para levar e buscar na escola, na natação, para ajudar na lição de casa, para passar na casa da sua mãe, para levar o cachorro que ficou doente no veterinário. Mas não encontra tempo para fazer um exercício físico (eu sei que não é só tempo que falta, é vontade também, né?), ou para encaixar uma horinha de papo com as amigas durante a semana. Sabe aqueles exames que seu médico pediu no fim do ano passado? Pois é, o pedido ainda está esperando você “ter tempo” em cima da mesa.
Por isso é que eu preciso te pedir um favor de amiga: não faz isso, não. Tenha alguns horários na sua semana em que VOCÊ é a prioridade. Porque depois de uma certa idade o corpo não compensa mais esse desequilíbrio. Sua imunidade cai, você leva um tombo desnecessário, acaba esquecendo um prazo importante que não podia ser perdido.
Ter um tempo para você não é egoísmo, muito pelo contrário. Porque sem ele, você não cuidará bem de ninguém. Mais do que isso: ele é o seu reconhecimento de que você importa, e que merece ser tão bem tratada quanto todas as pessoas de quem você cuida com tanto amor.