Vai viajar para o frio e está em dúvida de como preparar sua mala com roupas para neve? Então você chegou ao post certo, porque aqui eu vou te contar todos os detalhes do que você precisa levar para curtir muito a viagem!
Há dois anos fui com a minha família para Bariloche, e confesso que não tinha a menor ideia de como fazer uma boa mala com roupas para neve. Que tipo de tecido levar? Seria necessário comprar roupas térmicas, ou o que eu tinha no armário era suficiente? E para esquiar, melhor comprar essas roupas no Brasil ou alugar no destino da viagem? Eu aprendi tanta coisa (a maioria delas com uma amiga finlandesa), que queria compartilhar tudo isso aqui no blog.
As famosas 3 camadas de roupas para neve
A primeira coisa que você precisa saber é que, para enfrentar a neve, você precisará de 3 camadas de roupas. Funciona assim:
Primeira camada
É o que chamamos de segunda pele. Você precisará de uma peça para a parte de cima e outra para a parte de baixo (ou seja, uma blusa e uma calça). Importante: não usamos peças de algodão, que, no contato com o suor, deixam o corpo gelado. A segunda pele perfeita é feita com tecidos sintéticos, que te manterão isolado termicamente.
Se em seu destino de viagem as temperaturas são bastante frias (muitos graus abaixo de zero), o ideal é comprar uma segunda pele térmica, feita para manter o calor do seu corpo junto a você. “Nívea, dá para usar uma meia calça e uma segunda pele de nylon, vendidas nas lojas de meia (como Lupo, Hope)?”. No frio leve, por volta de zero grau, é possível. Mas se você puder, recomendo muito que você dê preferência às roupas próprias para neve, que têm uma tecnologia específica para isso e são respiráveis. Você ficará bem mais aquecido e confortável, certamente.
Por isso a grande dica é procurar essas peças da primeira camada em lojas de esporte, como a Decathlon, que oferecem várias opções de roupas para neve. São um investimento que vale a pena (já usei essas roupas muitas vezes no inverno do Sudeste, inclusive).
Segunda camada
É a camada de aquecimento, feita com roupas de tecidos como o fleece e a lã (escolha tramas bem fechadas, com fios grossos, para não passar frio).
A ideia é a seguinte: por cima da segunda pele (ou seja, da primeira camada), na parte de cima, você coloca um casaco de fleece, malha de lã ou mesmo um moletom aflanelado (perfeito para as crianças). Na parte de baixo, se você estiver apenas passeando na cidade, pode colocar uma calça jeans por cima da segunda pele ou da meia-calça grossa.
Mas e se estiver esquiando? Nesse caso pode usar a meia-calça, por cima dela a segunda pele térmica, e então a terceira camada. Ou então a segunda pele térmica, uma calça de moleton ou fleece (também à venda nas lojas esportivas), e a terceira camada.
Caso a sua terceira camada (sobre a qual falarei em seguida) já tenha uma camada de fleece interna, bastará a segunda pele na parte das pernas, combinado? Você se exercitará bastante esquiando, e vai até suar (normalmente sente-se mais calor no esqui do que passeando na cidade).
Terceira camada
É a camada impermeável, que impedirá que você fique molhado com a neve.
Se você estiver caminhando na cidade, use um casaco de nylon grosso na parte de cima (como os da Columbia, ou os da The North Face). Nas pernas, a primeira e a segunda camadas costumam ser suficientes nos passeios (até porque os ambientes internos são climatizados, e com a terceira camada você sentiria muito calor).
Já na hora de esquiar é necessário tanto um casaco quanto uma calça impermeáveis. Se seu casaco for muito bom, você só precisará providenciar uma calça (que pode comprar aqui ou alugar na viagem). Eu pessoalmente acredito que vale a pena ter ou alugar um outro casaco próprio para esqui, e deixar o seu tradicional de nylon apenas para os passeios. Isso porque os casacos de esqui são mais longos, cobrem mais e costumam ser bastante resistentes às quedas no gelo.
Acessórios: roupas para neve que não podem faltar!
Depois de providenciar as três camadas de roupas para neve, você terá que pensar nos acessórios: cachecóis, luvas, meias térmicas e gorros. Eles são super importantes, porque, acredite em mim, você passa muito frio nas mãos, pés, pescoço, cabeça e orelhas, se não estiver com eles.
Os gorros e os cachecóis podem ser de lã ou de fleece (esses últimos encontrados nas lojas esportivas). As luvas podem ser de lã (para passear, sobretudo em ambientes internos) ou especiais para esquiar (pois nesse caso as de lã não resolvem). Para as meias eu gosto de duas opções: meias de lã ou meias de esqui, dependendo do tipo de programa e da temperatura ambiente na viagem. Nós levamos os dois tipos, o que eu acho ideal.
Botas de neve
Sim, você precisará de botas para neve! Por três motivos: porque precisará manter os pés bem aquecidos para não ficar doente, para não escorregar no gelo, e porque na hora de esquiar você não vai querer estragar suas botas bonitas, certo?
Para passear na cidade, usar no hotel, frequentar restaurantes, leve botas normais e tênis. Para caminhar no gelo e esquiar, use as botas de neve.
Óculos de neve
Para esquiar e em alguns passeios de neve (como o esquibunda), você precisará usar capacete e óculos escuros, uma vez que a reflexão dos raios solares no gelo pode danificar os olhos.
Não acredito que seja necessário comprar um óculos só para isso, mas se você já tiver, coloque na mala de viagem. Para as crianças, caso você encontre um óculos de neve com elástico que sirva bem, também leve do Brasil. Isso porque nem sempre você encontrará um que sirva bem em seu filho nos passeios.
Comprar ou alugar as roupas para neve?
Você viu que existem muitas peças que compõem uma mala de roupas para neve, certo? A maioria delas eu recomendo que você compre aqui no Brasil, principalmente as peças de primeira e segunda camadas.
O que você pode deixar para alugar no seu destino: a terceira camada de esqui e as botas de neve. Mas, sinceramente, se gosta de esquiar e pretende fazer algumas viagens de neve, eu também compraria. Isso porque você escolhe peças que cabem perfeitamente em você, e não gasta tempo da viagem procurando um local onde alugar. E o custo, para quem aluga três vezes, é o equivalente ao de comprar a roupa.
Talvez as peças que mais valham a pena alugar, se você quiser economizar, são as das crianças. Isso porque na sua próxima viagem é muito provável que elas não caibam mais. Ou então, peça para sua amiga que comprou para o filho dela (foi o que fiz com minha amiga finlandesa, que tem uma filha da idade da Cacá).
Espero que você tenha gostado das dicas! E se ainda tiver qualquer dúvida de como preparar sua mala, é só deixar um comentário aqui embaixo que terei o maior prazer em responder!
Agora veja nossas outras dicas sobre viagens. E se estiver indo para Bariloche, a dica de um hotel simplesmente maravilhoso para se hospedar.