Os filmes de Harry Potter se tornaram um grande fenômeno de audiência, assim como os livros. Além dos oito filmes que contam a saga do bruxo mais famoso do mundo, temos agora os três filmes de Animais Fantásticos, ambientados algumas décadas antes da história principal. Por isso muitas pessoas se perguntam: afinal, qual é a melhor ordem para assistir os filmes de Harry Potter? Fica comigo até o fim desse post, que eu te conto todos os detalhes sobre isso!
Quando se fala dos filmes de Harry Potter, as pessoas normalmente estão se referindo aos oito primeiros filmes gravados, adaptados a partir dos sete livros que J. K. Rowling escreveu inicialmente (o sétimo livro foi dividido em duas partes: Relíquias da Morte partes 1 e 2). É nesses filmes que conhecemos a história de Harry, um menino que vivia com os tios até o dia em que recebe cartas enviadas por corujas, convidando-o para estudar em Hogwarts. E que descobrirá que é o único capaz de enfrentar Lorde Voldemort, o bruxo mais “dark” que já existiu.
É muito bacana ver como os atores, inicialmente crianças, crescem junto com os personagens. Além disso, o próprio enredo vai se tornando mais adulto ao longo dos oito filmes (até chegar à batalha final do bem contra o mal no último deles). Assim, mesmo que os filmes de Animais Fantásticos sejam situados num momento anterior no tempo, a melhor ordem para ver os filmes de Harry Potter é começando por “Harry Potter e a Pedra Filosofal“.
Alguns personagens dos oito filmes (os mais velhos, claro), aparecerão nos filmes de Animais Fantásticos, mas as duas sequências de filmes são independentes. O próprio Harry Potter não aparece nos três filmes dessa nova sequência, até porque não havia nascido. Mesmo assim, é interessante conhecer o passado de Alvo Dumbledore, o diretor do colégio que é o mentor do bruxinho – e que é uma das figuras mais importantes da trilogia recentemente lançada.
Veja a seguir a sequência que eu, como uma 100% Potter fã, recomendo:
Melhor ordem para ver os filmes de Harry Potter
- Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Nesse primeiro filme, originado do primeiro livro de J. K. Rowling sobre o bruxinho, conhecemos Harry aos 11 anos. É nessa idade que as crianças são convidadas a entrar em Hogwarts, uma das maiores escolas de magia do mundo.
A descoberta do seu passado, de que seus pais eram bruxos (e foram mortos pelo maior bruxo do mal, Voldemor), e a viagem até a escola, onde conhecerá seus melhores amigos – Rony e Hermione – são encantadores.
Uma das cenas mais marcantes do filme é a escolha da “casa” de Harry na escola. Isso porque todos os alunos são divididos em quatro grupos, de acordo com suas virtudes, habilidades e desejos. É quase impossível assistir ao filme sem se perguntar qual é a casa que o Chapéu Seletor escolheria para si, se você estudasse nesse castelo.
2. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
Nesse segundo filme da ordem recomendada para assistir aos filmes de Harry Potter, o bruxinho volta à escola, depois de passar as férias na casa dos tios. Quando alguns eventos surpreendentes começam a acontecer, Harry e seus amigos se voltam para uma antiga lenda do castelo: a de que existe uma câmara escondida no castelo, que abriga um mostro assustador.
3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
Nesse filme começamos a ver os personagens crescendo, e o enredo se tornando mais perigoso. A tensão se forma quando Sirius Black, um antigo amigo dos pais de Harry, preso durante muitos anos por traição , escapa. Os dementadores, figuras que atuam como guardas da prisão, passam a rodear Hogwarts. Espere por cenas que dão um pouco mais de medo e até por um lobisomem na escola de magia.
4. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
Esse é o quarto filme na ordem dos filmes de Harry Potter, e tem um tom bem diferente de todos os outros. Nele a escola de Howarts participa do torneio “tribruxo”, junto com mais duas escolas: a Academia de Beauxbatons e o Instituto Durmstrang. Embora Harry não tenha idade suficiente para participar da competição, seu nome é escolhido pelo cálice e ele não terá outra alternativa senão competir.
O filme também explora a adolescência dos personagens, os primeiros namoros e encontros, e justamente por esses motivos faz bastante sucesso com essa faixa etária.
5. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
O quinto livro de J. K. Rowling, que deu origem a esse filme, é provavelmente o menos querido de toda a franquia. Mas felizmente o diretor de Harry Potter e a Ordem da Fênix conseguir captar os momentos de mais ação, tornando a versão áudio-visual super bacana.
A história gira em torno de uma antiga profecia, que fala sobre o nascimento de um menino capaz de vencer Lord Voldemort. Será que esse garoto é mesmo Harry? E o que o bruxo do mal é capaz de fazer para se apossar da informação?
6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
É nesse filme que, finalmente, nos é revelado o segredo de Voldemort para se manter como o maior bruxo das trevas de todos os tempos. Com a tutoria do diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, Harry começará a busca pelas “horcruxes”, que impedem a morte do lorde do mal.
O final do filme é surpreendente, e um dos pontos mais importantes de toda a trama. Prepare-se!
7. Harry Potter e as Relíquias da Morte: parte 1 (2010)
Trata-se do filme que conta a primeira parte do sétimo livro de Harry Potter. Acredito que seja uma unanimidade o fato de que é o filme mais chato da série, justamente porque não acontece muita coisa. Certamente foi uma opção comercial, para esticar o fim da saga e render mais uma bilheteria.
De qualquer forma, é nesse filme que Harry Potter encontra e destrói algumas horcruxes, deixando Lorde Voldemort mais fraco, mas também mais sedento pela destruição do menino.
8. Harry Potter e as Relíquias da Morte: parte 2 (2011)
É o “gran finale” da saga, e, junto com o sexto filme, o meu favorito! O final da história de Harry Potter é emocionante, intenso, como reviravoltas e deixa os espectadores presos até a última cena. Vale lembrar que este é um filme com classificação indicativa de 12 anos, como alguns dos anteriores, justamente porque há mortes e duelos.
E os filmes de Animais Fantásticos?
Depois de assistir aos primeiros oito filmes, nada melhor do que entender o passado de alguns personagens – o que acontece nos três filmes de Animais Fantásticos.
Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)
A identidade visual dos filmes de Animais Fantásticos e bem diferente daquela usada nos filmes de Harry Potter. Você verá cenas mais escuras, e com um tom um pouco mais adulto. Tanto é assim que todos os filmes têm indicação para 12 anos.
Nesse primeiro filme, conhecemos Newt Scamander, que é um estudioso de animais, ex-aluno de Hogwarts e um Lufa-lufa. Ele é o protagonista dessa trilogia, e terá papel fundamental no combate à Grindewald, o maior bruxo das trevas ativo no início do século 20.
O destaque fica para Leta Lestrange, que é noiva do irmão de Newt e terá papel importante no fim do filme.
Animais Fantásticos e os Crimes de Grindewald (2018)
Nesse segundo filme o jovem Scamander é chamado por Alvo Dumbledore para enfrentar novamente Grindewald, que está cada vez mais furioso. O bruxo do mal usa alguns personagens do primeiro filme para aumentar seu poder, com o objetivo de declarar guerra contra o mundo não-bruxo.
Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore (2022)
Certamente o melhor filme dessa sequência, cheio de revelações. Finalmente é explicada a relação conturbada que Dumbledore e Grindewald tiveram na juventude, e o motivo de terem feito um pacto de sangue que impede que eles se enfrentem.
A atuação breve, mas marcante, da brasileira Fernanda Candido é muito interessante para nós, brasileiros. Eu pessoalmente adorei vê-la em posição de poder no mundo bruxo.
E a ordem dos filmes de Harry Potter termina assim?
A escritora J. K Rowling já revelou que a sequência de Animais Fantásticos deverá ter cinco filmes. O final do terceiro, já lançado, deixa claro que ainda há mais histórias por vir.
Enquanto o quarto filme não chega, uma boa opção é assistir ao documentário de comemoração dos 20 anos da primeira saga: Harry Potter de volta a Hogwarts. Nele há o reencontro dos atores décadas depois do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, fofocas de bastidores e detalhes das gravações que todo fã gosta de saber.
Para saber mais sobre Harry Potter de volta a Hogwarts, clique aqui.
E para ver os filmes que indicamos aqui, existem algumas opções: você pode alugá-los ou comprá-los individualmente no Google Play, Apple TV, YouTube, ou ser assinante do HBO Max, que reúne todos eles.