Seu bebê já sabe sentar e começou a interagir um pouco mais com o mundo, certo? Foi nessa fase, por volta dos 9 meses de idade, que comecei a comprar os primeiros livros para minha filha. Hoje, olhando para trás, vejo que foi uma decisão maravilhosa, pois ela já é adolescente, ama ler e tem um vocabulário incrível! Por isso nada melhor do que compartilhar com vocês minha lista atualizada dos melhores livros para bebê.
Aqui nesse post eu procurei colocar livros bem diferentes, que estimulam os bebês de maneiras distintas. Há os tradicionais livros para bebê com palavras e sons, mas também outros que trabalham emoções, sensações como o tato e reconhecimento de partes do corpo. E uma dica importante: até os dois anos de idade, os livros mais indicados tem páginas cartonadas grossas, pois os pequeninos ainda não têm habilidade manual e costumam rasgar os livros comuns (que são finos).
Quer conhecer a lista? Veja abaixo!
Os melhores livros para bebê
Minhas 100 Primeiras Palavras
Esse é um dos livros para bebês que fazem mais sucesso entre mães e pais. Isso porque todo mundo quer estimular a fala da criança, o reconhecimento dos objetos, e esse livro tem justamente essa proposta.
Em cada página você encontra quatro objetos, para que o bebê possa identificá-los. A grande dica é sempre apontar ao ler para a criança: quando estiver mostrando o morango, por exemplo, aponte a fruta o livro, e repita o nome algumas vezes. Os pequeninos amam quando fazemos isso olhando nos olhinhos deles!
As páginas são bem resistentes, feitas de papel cartonado grosso, e bem coloridas. Sucesso garantido para a hora da leitura com seu bebê! Saiba aqui onde comprar.
Conhecendo os sons da fazenda
Esse é outro livro para bebê muito bacana, pois traz o som de seis animais para o bebê conhecer. A coleção tem vários livros diferentes, e esse mostrado abaixo apresenta a vaca, as abelhas, o galo, o cachorro, o pavão e os passarinhos para a criança.
Prepare-se para ouvir muitas vezes os sons dos animais! Porque, quando o bebê entende que o som aparece quando ela aperta o botão do animal correspondente, ele se diverte muito! Até hoje lembro das risadas da minha filha, por isso é um tipo de livro que recomendo bastante para os primeiros anos de vida.
Nina e Ludovico: Mágica!
Uma das coisas que os bebês mais gostam é de uma boa surpresa, sabia? E é justamente por isso que esse livro para bebês é tão bacana: nele, Nina e Ludovico são amigos que gostam de brincar de mágica. Por isso, Ludovico se transformar em um bicho diferente ao longo da história, o que faz as crianças vibrarem!
O livro tem capa dura, mas as páginas internas não são cartonada, por isso é preciso um pouco mais de cuidado dos pais para manipulá-lo. Por outro lado, as abas que se abrem, para mostrar a nova forma que Ludovico tomou são muito divertidas.
É certamente um dos livros que os pais de bebês mais gostam! Saiba aqui onde comprar.
Coleção Como eu me sinto
Essa é uma coleção com quatro livros bem resistentes que apresentam as emoções ao bebê: “Quando me sinto zangado”, “Quando me sinto feliz”, “Quando me sinto triste” e “Quando me sinto confiante”.
Assim, cada um dos livros fala sobre um tipo de emoção, trazendo animais muito fofos como personagens. Além de conversar sobre aquele sentimento, o livro também traz dicas de como superá-lo, o que é muito bacana para a criança. Por vezes achamos que os pequeninos não entendem a leitura, mas tenha certeza de que levar essa mensagem positiva é algo que ficará no inconsciente, como uma sementinha de otimismo para lidar com a vida.
Cuidado com os bichinhos
O ponto forte desse livro para bebê é que ele traz várias texturas para os pequeninos sentirem. Por isso e por trazer páginas reforçadas e coloridas, ele é ideal para os bem pequeninos, pois você pode (e deve!) deixar o bebê brincar sozinho, passando a mãozinha para estimular o tato.
A partir dos 5 meses de vida, já é um ótimo livro! Clique aqui para saber onde comprar.
Toc… Toc… Quem mora aqui?
Com textos curtos e rimas, esse livro para bebês é super interessante para os bebês curiosos (todos eles são na verdade!), pois traz dicas e buracos nas páginas para que você descubra qual é o bicho que está escondido ali.
Depois das primeiras leituras, o bebê já saberá qual é o animal, certo? Mas ao invés de perder o interesse, ele fica ainda mais interessado pelo livro, justamente porque sabe o que esperar. Para o desenvolvimento da criança é um exercício emocional muito importante, porque ela ganha segurança com essa previsibilidade!
1, 2, 3 Lili
Quer estimular seu bebê a contar os números? Então esse livro é para você! Nele a ratinha Lili e seu amigo Henrique contam os números de insetos nas pinturas feitas a dedo: um gafanhoto, duas formigas, três libélulas, e por aí vai.
Se o bebê gostar, vale saber que há outros livros com a ratinha, como A Horta de Lili, que ensina sobre alimentos e os meses do ano.
Muito cansado e bem acordado
Esse livro é um grande sucesso de vendas, tanto que sempre está na lista de mais vendidos da Amazon! E o motivo é simples: os bebês adoram a história simples que envolve vários animais, e o texto que imita os sons que eles fazem!
Não é um livro sonoro, e sim uma oportunidade de você brincar com os sons, imitando os bichos para o seu bebê. Ele certamente vai gostar da história do porco-espinho, da raposa, do jacaré e do pelicano que queriam dormir, mas que sempre são acordados pela foca bagunceira!
Cara de quê?
Esse é um livro lindo, que brinca com as expressões faciais para que o bebê possa reconhecer as emoções nos rostos das pessoas. Além disso, os personagens são de vários lugares do mundo, e dessa forma os pequeninos aprendem sobre a diversidade das pessoas.
As folhas cartonadas facilitam o manuseio do bebê sem que as folhas rasguem.
Outros tipos de livros para bebês
Uma dica bacana é que você pode ir além dos livros em papel para incentivar os bebês. Até os dois anos, os pequenos normalmente tomam banho de banheira, e se divertem muito com os livros para banho!
Como ele estará na água, gosto muito dos livrinhos que falam sobre os bichos do mar, para que ele vá criando essa conexão entre os bichos e os animais marinhos. Nesse tipo de livro as páginas são fofinhas, plastificadas, e viram uma verdadeira brincadeira para o bebê. Experimente, pois vale a pena!
Dicas de como ler os livros para bebês
Ler para um bebê pode ser um momento muito gostoso de brincadeira. Como a criança ainda está começando a conhecer o mundo, você poderá enriquecer a experiência de algumas maneiras:
- Sempre que possível, deixe o bebê manusear o livro (os grossos, cartonados, que não rasgam). Só a experiência de pegar o livro já é bastante importante para o livro.
- Alguns livrinhos vêm com aromas, faça o bebê sentir! No futuro ele vai se deliciar com o cheiro de livro novo, que é uma das memórias mais fortes das pessoas que amam livros!
- Ao ler, imagine que você é um ator ou atriz. Interprete os personagens, mude sua voz para combinar com cada um deles, e veja os olhinhos do bebê brilharem!
- No início, leia livros bem curtinhos. O bebê novinho não consegue focar a atenção por muito tempo. Conforme ele for crescendo, você conseguirá ler histórias mais longas.
- Divirta-se! Quando você sente prazer na atividade, seu bebê sente e gosta ainda mais da brincadeira.
Veja também:
Lindas histórias infantis para ler para o seu bebê
Poema infantil curto: conheça os melhores!
Literatura infantil brasileira: veja quais são os clássicos