“Bem-vinda de volta, marinheira, que morou na ilha da tranquilidade por alguns anos, e agora está de volta”. É assim que começa meu novo livro sobre adolescência, A Adolescência bate à porta. Graças ao carinho de vocês ele já é um dos mais vendidos na Amazon, na categoria Adolescentes, Paternidade e Relacionamentos.
E é assim mesmo: quando um bebê nasce, nasce também uma mãe cheia de dúvidas. Como fazer o filho dormir a noite toda, tratar a cólica, identificar uma dor de ouvido? Mas depois de alguns anos de noites mal dormidas, de muito choro e crises de birra, felizmente as coisas entram nos eixos, e essa mulher finalmente descansa. Aos poucos, ela vai se encontrando como uma boa mãe, vai ganhando confiança. E assim ela chega à tal da ilha da tranquilidade.

Só que isso não dura para sempre! Quando o filho chega aos dez anos, a vida prega uma nova peça. Aquela criança, até então pequena, parece comer fermento! Seu cérebro e seu corpo entram em ebulição, e lá vai a mãe tentar entender o que está acontecendo. E acredite em mim: vem muita coisa diferente por aí!
É sobre tudo isso que eu escrevo nesse livro sobre adolescência: o afastamento dos filhos nessa idade (não é fácil ver a porta do quarto fechada!), as amizades que terminam e que começam nesse ciclo, o primeiro sutiã, a chegada da menstruação, bullying, uso do celular, mesada, entre outros temas. São textos fáceis de ler, como um bate-papo mesmo, nos quais eu trago minha experiência como mãe de adolescente, aliada ao que aprendi com milhares de outras mães amigas que me acompanham diariamente no Instagram, desde a época do meu primeiro blog, o Mil Dicas de Mãe.
Vem dar uma espiadinha em um dos trechos desse livro sobre adolescência:
Sobre ter um (pré) adolescente em casa:
É sobre aprender a ouvir, abrindo espaço para opiniões diferentes da sua. Pode parecer fácil, mas quando você passa 10 anos falando para fazer de um jeito e ele agora quer fazer de outro, você acha aquilo tudo muito complicado (e o pior – ou melhor! – é que pode ser uma forma diferente, mas tão boa quanto a sua).
É aprender a conversar olho no olho, mostrando que sua autoridade não tem relação com a sua estatura (que a essa altura do campeonato, pode ser menor do que a dele). Tem a ver com experiência de vida, e um amor imenso de quem só quer o melhor para o filho.
É começar a dividir roupas, sapatos, acessórios… E se perguntar se aquele vestido que você tem há tempos já não fica melhor na sua filha do que em você. Então você abre seu guarda-roupa e o entrega, e vê aqueles olhinhos lindos, surpresos e felizes, porque já pode usar algo “de gente grande”.
É pensar que você tem várias lembranças dessa fase, diferente das poucas lembranças da infância. É se perguntar como o tempo passou tão rápido (seus 15 anos foram outro dia!), e perceber que você está envelhecendo.
É se preocupar três vezes mais com as amizades dele, sabendo que em breve a opinião dos amigos terá um peso enorme para ele. É chorar junto quando a vida lhe dá os primeiros “nãos”, porque agora você não consegue mais evitá-los.
Se as dores aumentam nessa fase, as conquistas felizmente também! Então ter um filho (pré) adolescente é se orgulhar da medalha no campeonato de futebol, de natação, ou na olimpíada de matemática, sentindo mais alegria do que se fosse você quem tivesse ganhado.
É se perguntar várias vezes por dia se você está acertando em sua educação. Porque você sabe que não consegue monitorar suas atitudes o tempo todo, e terá que confiar que fez um bom trabalho ao ensinar os valores que ele carregará para a vida.
E por fim é ficar feliz por ver tanta beleza brotando! A beleza fresca da juventude, e a alegria de quem tem muito tempo pela frente para conquistar seus sonhos. E é olhando para ele que você nota quantos sonhos lindos você já realizou, e que tudo valeu a pena até ali.

Como o livro faz parte do Projeto Leituras Rápidas da Amazon (tive a honra de ser escolhida por eles como a escritora infantojuvenil do projeto), o livro está temporariamente numa super promoção de lançamento, por apenas R$5,99. Depois desse período ele voltará a ter o preço de um livro normal, então minha dica é comprar agora, antes que o valor mude. Outra novidade incrível é que ele pode ser baixado gratuitamente por quem é assinante Amazon Prime.
Você não vai perder essa chance, certo? É só clicar no botão aqui embaixo e garantir o seu.
Veja também: