Você já ouviu falar sobre a lenda do fio vermelho do destino? Trata-se de uma bonita lenda de origem oriental, que conta como um fio invisível de cor vermelha – o Akai Ito – é amarrado nos dedos de um homem e de uma mulher no momento de seu nascimento. E assim eles são destinados a viver uma linda história de amor quando se encontrarem.
Conheça a seguir algumas versões dessa lenda:

A lenda chinesa do fio vermelho do destino
A versão da lenda do fio vermelho que vem da China conta a história de um Imperador, que ficou sabendo dos poderes de uma bruxa que vivia em seu reino. Segundo o que falavam, ela conseguia ver o Akai Ito, e dessa forma poderia encontrar duas almas gêmeas ligadas pelo fio.
Assim, o Imperador pediu que trouxessem a bruxa até ele. E quando ela chegou ao palácio, ordenou que ela seguisse o fio que estava amarrado ao seu tornozelo, e assim descobrisse quem seria sua futura esposa.
A bruxa seguiu as ordens e caminhou ao longo da extensão do fio até o mercado local, onde viu uma camponesa que segurava um bebê. Então ela pediu que os guardas do soberano o chamassem, e disse ao Imperador: “Seu fio termina aqui”.
O Imperador, no entanto, acreditou que a bruxa o enganou, e que tudo aquilo não passava de uma zombaria da mulher. Ficou com tanta raiva que empurrou a camponesa, que ainda segurava em seus braços a criança. Dessa forma o bebê caiu, bateu a cabeça e ganhou uma cicatriz na testa. Os guardas levaram a bruxa e cortaram sua cabeça, como punição pela suposta mentira.
Anos mais tarde, chegou o momento em que o Imperador precisava se casar. As pessoas influentes de sua corte o convenceram de que a melhor escolha seria a filha de um general de grande prestígio. Ele então concordou e marcou a data do casamento.
No grande dia, a noiva chegou com um longo vestido e com um véu que cobria sua cabeça. Quando a cerimônia terminou e o rei afastou o tecido para vê-la pela primeira vez, viu uma cicatriz em sua testa. Era a prova de que a bruxa tinha dito a verdade, e que o fio vermelho do destino realmente unia o casal.
A lenda Akai Ito no Japão
Embora a lenda do fio do destino tenha surgido na China, ela chegou ao Japão e se tornou bastante popular também nesse país. Algumas adaptações aconteceram, de modo que a lenda foi modificada, mas tendo o mesmo significado: de que um fio une um casal que nasceu para viver junto.
A primeira diferença que se nota é que, na lenda japonesa, o fio vermelho do destino está ligado ao dedo mindinho da mão da pessoa, e não nos pés. É interessante saber que nesse dedo passa o meridiano do coração, segundo a medicina oriental. Ou seja, é um ponto do corpo diretamente ligado às emoções.

Uma das histórias mais conhecidas no Japão é a de um jovem chamado Wei, que tem vontade de se casar e formar uma família. Entretanto, a busca por sua amada parece não ter fim, pois ele nunca encontra a mulher ideal. Em uma viagem, um velho se mostra a ele, dizendo ser o deus dos casamentos. Então revela que seu fio está ligado a uma criança de 3 anos, e que ele terá que esperar mais 14 anos para encontrá-la.
Wei segue sua vida, sempre tentando encontrar uma esposa. E mesmo tendo tentado se relacionar com várias pretendentes, é com a garota predestinada a ele, que agora se tornou uma linda mulher, que ele se casa e tem uma vida muito feliz.
Uma outra versão da lenda do fio vermelho do destino narra o encontro de um menino, que morava numa vila, e o deus Xia Yue Lau. Esse deus vivia na lua, mas desce à Terra numa noite para descansar sob uma árvore. Então, ao ver o garoto, conta que ele tem um fio amarrado ao seu dedo, que o liga até sua alma gêmea.
Naquele momento, inspirado pelo deus, o menino consegue ver o fio, e o segue até chegar a uma garota sentada na frente de casa. O garoto fica irritado por se sentir preso, e joga uma pedra na menina, acertando sua testa.
Anos mais tarde, o garoto virou um homem. Passeando pelas ruas, passa pela casa da moça que é tida como uma das mais belas da vila, embora sempre esteja coberta por um véu. Ele pede aos pais que arranjem seu casamento com ela, mesmo nunca tendo visto seu rosto.
Quando o casamento termina, ele tira o véu da noiva e reconhece a cicatriz em sua cabeça. Então percebe que não é possível fugir ao destino.
O significado da lenda do fio vermelho
O fio vermelho do destino, chamado de Akai Ito, é amarrado a um casal por um deus. Por isso, é como se essas pessoas estivessem predestinadas a se encontrar para viver um grande amor.
Como o fio é inquebrável, não é possível desfazer essa ligação, que poderia durar inclusive várias vidas. É quando se encontra a pessoa que está ligada ao mesmo fio que você consegue viver o relacionamento que trará paz e felicidade para sua vida.
Pessoalmente, eu acredito nessa lenda do fio vermelho. Isso porque conheci meu marido por acaso, no meio do trânsito de São Paulo. Não tínhamos conhecidos em comum, nem frequentávamos os mesmos locais. Mas uma mãozinha do destino nos colocou lado a lado. E para não termos dúvidas, usávamos no pescoço, nesse dia, duas correntes com pingentes iguais.
E você, também acredita nessa lenda? Deixa um comentário com sua história, que vou adorar conhecer!
Quer ler mais lendas, histórias e poemas? Clique aqui.