Está planejando uma viagem à Amazônia e quer se hospedar em um hotel de selva em Manaus? Então fica comigo, que nesse post eu vou te contar a experiência incrível que tive em família no Amazon Ecopark Jungle Lodge. De longe uma das viagens mais espetaculares que fiz na vida!
Confesso que eu nunca tinha pensado em fazer uma viagem à Amazônia com a minha filha. Cobras, animais selvagens, com uma menina de 6 anos? Nunca tinha me passado pela cabeça! Mas a vida é mesmo surpreendente: meus pais já tinham ido ao Amazonas, amaram a experiência e voltaram contando maravilhas. Então a vontade foi crescendo, crescendo… Até que se tornou um plano de fato.
Decidimos ficar 4 dias em Manaus, para conhecer a cidade e fazer alguns passeios que ficam próximos da capital – como o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões (recomendo muito, é lindo!). Fomos ao Teatro Amazonas, que foi construído na época de ouro de Manaus, quando o local era conhecido como a “Paris dos Trópicos”. Também enquanto estávamos hospedados ali fizemos um passeio de um dia inteiro, conhecido como Safári Amazônico (com direito a conhecer uma tribo indígena, ver vitórias-régias e o famoso passeio para nadar com os botos – que nesse caso, felizmente, ficavam livres no rio). Mas a parte mais incrível da viagem, o hotel de selva, ainda estava por vir.
Por que eu escolhi o Amazon Ecopark como hotel de selva em Manaus?
Se você fizer uma busca por hotel de selva em Manaus, perceberá que existem muitas opções de hospedagem. Nenhuma fica exatamente na cidade (afinal, a ideia é que você se hospede na floresta, certo?): algumas são mais próximas e outras mais distantes da capital.
Então qual foi o meu pensamento, sabendo que eu viajaria com uma criança pequena? Ter uma experiência de selva, mas ficando o mais próximo da cidade. Assim, no caso de alguma eventualidade, seria mais rápido chegar (pensamento de mãe, ok? Não houve nenhuma intercorrência na nossa estadia, mas achei interessante fazer esse relato, pois sei que essa é uma dúvida de muitos outros pais).
O Amazon Ecopark fica a apenas 40 minutos de barco de Manaus, à beira de um afluente do Rio Negro, o Rio Tarumã. Dos hotéis de selva realmente bacanas e recomendados é o mais próximo da cidade – o que foi o principal motivo da escolha. A experiência de selva já começa no trajeto, chegando pelo rio e avistando as praias brancas do hotel. O barulho dos pássaros e a imensidão verde das árvores é de tirar o fôlego.
Um outro bom motivo para escolher o Amazon Ecopark é justamente o fato de que ele está às margens das águas do Negro. Isso porque esse rio tem um pH bastante ácido, o que evita a proliferação de mosquitos. E foi exatamente isso o que vivenciamos lá: férias sem mosquitos e sem picadas. Já se você ficar num hotel de selva perto do Rio Solimões, espere uma quantidade muito maior de insetos.
Como são os quartos?
Os quartos do Amazon Ecopark são simples, mas bastante espaçosos. São como casinhas térreas dispostas ao longo de caminhos que circulam ao longo do hotel, com bastante privacidade para os hóspedes (a maioria deles estrangeiros europeus). Não há luxo, mas você fica muito bem acomodado, e com um chuveiro bem gostoso.
Como é a alimentação?
Atualmente o Amazon Ecopark funciona com o esquema de pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária. Foi exatamente o que fizemos na nossa viagem (na época existiam outras opções), e o que eu considero o tipo de alimentação ideal para esse hotel de selva em Manaus. Lembre-se de que você está no meio da floresta, e não terá outras opções de lugar para se alimentar (a não ser, eventualmente, num passeio em que o almoço esteja incluído).
As refeições são feitas no restaurante do hotel, que funciona no sistema de buffet. Mais uma vez, não espere luxo, mas conte com variedade de cardápio (havia sempre uma opção de carne, uma de frango, uma de peixe e uma vegetariana).
Algo bacana sobre as refeições é que elas trazem também diversos ingredientes locais: peixes como o pirarucu e o tambaqui, e frutas como o cupuaçu, a graviola e o açaí (que entram inclusive na receita de algumas sobremesas, além dos maravilhosos sucos).
Como são os passeios nesse hotel de selva em Manaus?
Os passeios do próprio hotel duram algumas horas, mas não o dia inteiro. Isso é bem interessante para que, nos períodos de folga, você realmente curta o hotel, que é um show por si só.
Nós fizemos todas as atividades disponíveis, com exceção da visita à casa de caboclo. Começamos com emoção: já na primeira noite optamos pela focagem noturna de jacarés! Você sai num barco do próprio hotel e os guias te levam até as margens onde esses animais ficam. Tudo feito com muita atenção e respeito (normalmente eles pegam um filhotinho para que os hóspedes possam conhecer de perto, e logo depois o devolvem para o habitat deles). Dá um medinho? Dá sim, mas foi um dos passeios mais incríveis que já fiz numa viagem! A sensação de flutuar num barco na noite escura da floresta é indescritível!
Outro passeio bem bacana desse hotel de selva foi a ilha dos macacos. Ela é um espaço mantido por uma ONG local que devolve macacos recuperados da comercialização ilegal, fazendo com que eles se ambientem novamente à floresta. Neum espaço delimitado e sempre com acompanhamento, você consegue se aproximar dos macacos que ainda estão acostumados com o contato com os humanos. Aos poucos eles vão perdendo essa característica, até que voltam permanentemente para a floresta.
Outra atividade imperdível desse hotel de selva em Manaus é a caminhada pela floresta. Ela parte do hotel, com guias especializados que dão uma linda aula de biologia. Com poucos minutos de caminhada você percebe que já não sabe voltar, pois a floresta é muito envolvente. Nossa guia, em determinado momento, chegou a ficar com o braço coberto por formigas, ao mostrar um hábito local dos índios, que fazem esse procedimento para esfregar os insetos na pele e afastar os animais maiores. Muito legal!
Além das atividades com hora marcada, você pode se deliciar com os banhos de rio na frente do hotel. Numa dessas ocasiões tivemos a sorte de ver um casal de botos nadando livremente perto da margem oposta, uma beleza! As águas do rio também formam piscinas naturais nas rochas – os banhos são deliciosos e rendem lindas fotos.
Enfim, espero que você tenha conseguido sentir um pouco do que foi nossa experiência nesse hotel de selva. E voltaria muitas outras vezes, e recomendo para todos que desejam conhecer um pouco mais do nosso país.
Amazon Ecopark Jungle Lodge – veja o site aqui
Onde fica: Rio Tarumã, Manaus
Quer ver mais dicas de viagens? Clique aqui.