Você está procurando uma boa história infantil curta para fazer seu filho dormir? Pois nesse post eu selecionei histórias infantis curtinhas, que você poderá ler naquele momento gostoso da rotina de sono, quando o pequeno já está na cama.
São histórias infantis curtas que você provavelmente ainda não conhece, pois eu sei que muitas vezes as crianças querem que você conte algo inédito, que nunca contou antes. Vem dar então uma espiadinha nessas lindas fábulas!
História Infantil Curta: A oficina da fada Mari
Todo mundo acha que as fadas são boas em fazer tudo. Mas Mari era uma fada diferente: ela não sabia espalhar as gotas de orvalho sobre as folhas das plantas, nem sabia fazer arranjos bonitos de flores. Quando o dia do baile chegou, suas amigas Bela e Popi a convidaram para cozinhar. Afinal, toda fada prepararia um prato para levar ao baile.
A fada Popi rapidamente fez biscoitos com forma de coração, cobertos de glacê cor-de-rosa. Bela fez bolinhos salpicados com granulado e marshmallows. Mas Mari só conseguiu preparar uma massa feia e sem forma, que ninguém sabia o que era. As amigas a abraçaram e disseram que não importava, e que Mari era uma boa amiga de qualquer forma.
Mesmo assim, Mari ficou triste. Ela seria a única fada que não levaria nada ao baile.
Enquanto Popi e Bela se arrumavam, pensaram em Mari e como ela estaria. Então foram para o salão, e ficaram maravilhadas com os lindos lustres e as mesas cheias de delícias. Mas a amiga não estava lá, e decidiram buscá-la na sua oficina, onde ela normalmente ficava.
Mari recebeu as amigas e disse que tinha se esquecido do baile! Tinha ficado tão concentrada no seu projeto, que tinha perdido a hora. Foi quando Popi e Bela viram um magnífico cisne de madeira, uma escultura enorme, que ia até o teto. Elas exclamaram: “você precisa levar isso para o baile!”.
A fada Mari teve medo de que ninguém gostasse. Mesmo assim, como não tinha um doce para levar, concordou em levar o cisne. Quando as fadas chegaram ao salão, o baile estava no auge, e a escultura fez o maior sucesso! E no dia seguinte a oficina de Mari ficou cheia de fadas interessadas em aprender a esculpir. Ela podia não ser boa na cozinha ou com flores, mas tinha seu próprio talento!
Origem dessa história infantil curta: essa fábula faz parte do livro Minhas Histórias de Fadas, que era um dos preferidos da minha filha quando ela era pequena! Tem a história da fada dos brinquedos, da fada da amizade, da fada da neve, entre muitas outras! Se quiser saber onde comprar o livro completo, clique aqui.
História Infantil Curta: A Raposa e o Leão
O esperto leão que vivia numa floresta anunciou para os outros bichos que estava doente. Por isso começou a receber a visita de vários animais, que ficaram com pena dele.
A raposa, que era um bicho muito esperto, percebeu que todos os animais entravam na caverna para visitá-lo, mas nenhum saía. Então resolveu ficar parada na entrada, e apenas perguntou como o leão se sentia.
– Entre, conversamos melhor aqui – disse o leão.
Mas a raposa respondeu:
– Eu não sou boba. Vi as pegadas de todos os animais entrando, mas não vi nenhuma pegada saindo da sua caverna. Vou embora rapidinho, porque gosto muito da minha vida.
Moral da história: é preciso sempre ter cuidado. Porque algo que pode parecer inofensivo, pode ser muito perigoso.
História Infantil Curta: A Origem das Chuvas
Era uma vez uma deusa que se chamava Ombela. Certa vez ela estava muito triste, e pensou que iria chorar. Mas Ombela não queria que suas lágrimas matassem os bichos ou as pessoas que viviam na Terra. Então decidiu que seria melhor chorar lágrimas com muito sal, para alimentar os mares.
O pai de Ombela, vendo aquilo, disse à filha que a tristeza fazia parte da vida. E recomendou que ela não se esquecesse de chorar, porque, assim como a lua tem várias fases, no mundo às vezes é Inverno e outras vezes Verão. E mesmo os deuses não poderiam estar felizes sempre.
Ombela chorou e suas lágrimas encheram os oceanos de água salgada. Então o pai a encontrou novamente e explicou que existia outro tipo de lágrima: as de felicidade. Ele mostrou à filha as flores, as árvores, os animais e tudo o que precisava de água doce na Terra. E desenhou com os dedos rios, lagos e lagoas, que ainda precisavam ser enchidos com as lágrimas de Ombela.
A deusa decidiu que iria fazer chover sobre o mundo, e que teria dois tipos de lágrimas: as de tristeza e as de felicidade. Por isso os antigos contam que quando chove sobre o mar, Ombela está triste. E quando chove sobre a terra, ela está feliz.
Origem dessa história infantil curta: essa bela fábula é contada no livro Ombela, a Origem das Chuvas, do escritor angolano Ondjaki. Caso queira conhecer o livro completo, que é lindo, clique aqui.
E você, tem uma história infantil curtinha para compartilhar? Deixe nos comentários, vou adorar ler!
Veja também: Outras lindas histórias Infantis