Você já ouviu falar da história do Peter Pan? Embora ela tenha sido escrita em 1911, ficou bastante conhecida aqui no Brasil depois do lançamento do desenho animado feito pela Disney, que mostra as aventuras do menino que não queria crescer.
Venha conhecer essa linda história que encanta meninos e meninas de todo o mundo, e que recentemente recebeu várias versões na literatura e no cinema, como eu conto ao fim desse post.
A incrível história de Peter Pan
Era uma vez uma linda garota de cabelos castanhos claros chamada Wendy. Ela morava em Londres, com seus pais e seus irmãos mais novos, João e Miguel. A família não era rica, mas vivia numa casa cheia de amor. E tinha também Naná, a babá dos meninos, que era, na verdade, um cachorro.
Todas as noites, a mãe dos garotos contava lindas histórias na hora de dormir. As histórias eram tão boas que chamaram a atenção de Peter Pan, um menino que morava na Terra do Nunca, e que visitava a cidade às vezes. Ele ficava do lado de fora da janela, escutando, e só ia embora quando a luz do quarto se apagava e as crianças caíam no sono.
Um dia a sombra de Peter Pan entrou no quarto — ela era muito teimosa! Peter Pan percebeu que sua sombra tinha fugido, e decidiu entrar pela janela, para trazê-la de volta. A fada Sininho, que era sua companheira, também entrou. E os dois chamaram a atenção de Wendy, que ainda estava acordada.
— Quem é você? — Wendy perguntou, preocupada.
— Eu sou Peter Pan, e estou procurando minha sombra — o menino respondeu.
Wendy ajudou o garoto a prender sua sombra, e, para que ela não fugisse novamente, costurou-a todinha no menino.
— Onde você mora, Peter Pan? — Wendy queria saber tudo sobre ele.
— Moro em um lugar muito distante daqui — ele disse.
— E como se chega lá? — Wendy estava curiosa.
— Você tem que voar na direção da segunda estrela à direita, depois ir em frente, até de manhã — Peter Pan respondeu.
Peter disse à Wendy que poderia levá-la com ele, e a garota ficou muito animada. João e Miguel, que estavam ouvindo a conversa, disseram que queriam ir também. Então o garoto pediu que a fada Sininho jogasse pó mágico sobre os três irmãos, para que eles pudessem voar.
E foi assim que eles saíram voando pela janela, em direção à Terra do Nunca!
Quando chegaram lá, Wendy e seus irmãos viram um grande navio: o navio do Capitão Gancho. Como era bonito! Mas Peter logo falou que eles precisavam ter cuidado, pois o capitão era um vilão daquela terra.
Pooooooou! Era o barulho do canhão do navio, que tinha lançado um tiro para atingir os garotos! A bala quase pegou Wendy de raspão e a menina desequilibrou, mas Peter a salvou de cair.
Peter Pan, Wendy, João e Miguel conseguiram escapar, e fugiram para se proteger na vila dos Meninos Perdidos. Eles eram amigos de Peter, e, assim como ele, tinham ido morar na Terra do Nunca para não crescer.
O tempo passou e os irmãos ficaram com Peter Pan e os garotos, morando dentro das árvores, onde eram suas casas. Sempre havia alguma aventura: como no dia em que o Capitão Gancho prendeu a indiazinha, filha do cacique, no navio!
Mas Peter Pan e seus amigos conseguiram libertá-la, o que deixou o capitão ainda mais furioso.
Durante as noites, na vila dos Meninos Perdidos, Wendy contava lindas histórias, assim como sua mãe fazia. A menina se lembrou dela e teve saudade, então disse que queria voltar para casa. Os Meninos Perdidos disseram que queriam ir junto, pensando como seria bom ter uma mãe. Mas Peter gostava muito da Terra do Nunca, e falou que preferia ficar.
Só que eles não sabiam que o Capitão Gancho tinha preparado uma armadilha! Antes que Wendy, os irmãos e os Meninos Perdidos pudessem voar até Londres, foram capturados e levados para o navio!
A fada Sininho contou tudo a Peter, que correu até lá para ajudar seus amigos. Quando chegou, viu que estavam amarrados e teve uma ideia.
Ele sabia que o capitão só tinha medo de uma coisa: de um crocodilo que todos chamavam de Tic Tac. O bicho tinha engolido um relógio, que ainda fazia barulho em sua barriga.
Tic tac, tic tac, tic tac — o barulho apareceu ao lado do barco, fazendo o capitão se distrair.
Mas não era o crocodilo, e sim Peter, que tinha voado para longe e trazido um despertador, que imitava o barulho do animal!
Enquanto o capitão se preocupava, Peter desamarrou os amigos. Então Gancho e Peter lutaram, mas Peter era mais habilidoso e venceu.
Depois da batalha, Peter levou Wendy, João, Miguel e os Meninos perdidos até a casa dos garotos em Londres. A mãe das crianças ficou muito feliz com a volta dos filhos, e Naná abanava o rabinho.
Wendy pediu à mãe para que ela cuidasse também dos Meninos Perdidos, e assim eles ganharam uma família. Mas Peter Pan não queria crescer, ir à escola e virar adulto, então voltou para a Terra do Nunca.
Mas Peter sempre voltou: conheceu a filha de Wendy e outras crianças de muitas gerações, e conta a elas as aventuras da terra mágica onde mora.
Livros e filmes com a história de Peter Pan
Se você gostou da história de Peter Pan, saiba que existem filmes e livros bacanas, para que você reveja o personagem muitas vezes. Abaixo eu mostro alguns deles.
Livro sonoro do Peter Pan
Como a história de Peter Pan agrada as crianças pequenas, na fase da educação infantil, nada melhor do que um livro com sons, que prende a atenção dos pequeninos. Minha filha adorava esse tipo de livro quando tinha 4, 5 anos, por isso recomendo bastante para você ter em casa. Veja a foto dele abaixo, e clique aqui para saber onde encontrar.
Filme do Peter Pan
A história de Peter Pan foi adaptada para o cinema várias vezes, e cada filme tem um enfoque bem diferente. Meu favorito é Peter Pan de 2015, que conta como Peter Pan foi parar na Terra do Nunca e tudo começou!
Peter era um órfão que vivia em Londres, até que foi raptado por um barco pirata voador, que levava meninos como ele para trabalhar para os piratas. É um filme para crianças “crescidinhas”, pois é indicado para maiores de 10 anos. Fica como dica para um programa em família divertido para o fim de semana.
Veja também: As melhores histórias para dormir