Uma das perguntas que mais recebo das pessoas que querem vender seus produtos e serviços usando a internet é como divulgar no Instagram. Todo mundo sabe que essa rede social se tornou essencial para quem vende qualquer coisa, por dois motivos:
- O Instagram é uma forma muito bacana de ter um vitrine virtual gratuita. Você não paga para ter um perfil e pode colocar ali fotos e vídeos dos produtos que vende, ou mesmo educar um público para consumir seus serviços.
- Usando as técnicas certas, como hashtags e anúncios (falarei mais sobre isso a seguir), você pode atrair as pessoas certas, que realmente têm interesse em consumir seus produtos e serviços. São pessoas que, de outra forma, não teriam contato com o que você vende, e nem saberiam da existência da sua empresa.
“Bom, Nívea, mas é possível fazer tudo isso divulgando no Instagram?”. É sim, tanto que esse foi o canal exclusivo que usei para vender para mais de 2.000 pessoas, nos cinco continentes, só no ano passado. Brasileiros que estão na Europa, no Japão, na Austrália e até pessoas de outras nacionalidades que falam português na África conheceram a minha empresa dessa forma. Mas é claro que eu usei todo o meu conhecimento de marketing digital para isso (não é algo imediato ou que você faz sem estratégia).
Agora vamos às dicas práticas de como divulgar no Instagram? Eu sei que é isso o que você quer saber, por isso separei um passo-a-passo para você usar como guia:
Monte um perfil profissional no Instagram para divulgar sua marca
O primeiro passo para você começar a divulgar no Instagram é montar um perfil profissional nessa rede social. É importante que você saiba que um perfil profissional tem mais recursos do que um perfil pessoal, e é por isso que você deve optar por ele.
Com o perfil profissional é possível deixar visíveis mais informações, como uma biografia que descreva o que você oferece, seu endereço (caso você possua uma loja, consultório ou atendimento em local físico) e seus contatos (email, telefone). Além disso, com esse tipo de perfil você terá acesso às estatísticas do seu público e do seu conteúdo: saberá o alcance das postagens, o engajamento do público, quantos seguidores ganhou com um post e muito mais. Com esses números, você entenderá que tipo de conteúdo faz sucesso com as pessoas e traz mais clientes, concorda comigo?
Também com um perfil profissional você terá acesso a ferramentas como o Instagram Shopping (a famosa sacolinha que aparece nas imagens das lojas, e onde você clica para comprar na hora o produto) e anúncios, que poderão trazer muitos outros clientes e vendas.
Como montar um perfil profissional?
Isso é fácil: caso você não saiba se seu perfil é do tipo profissional (ou mesmo se souber que é pessoal e quiser transformá-lo num perfil profissional), siga o seguinte caminho:
- Vá até a tela do seu perfil dentro do Instagram (aquela onde você vê todas as suas fotos publicadas).
- Aperte nos 3 traços que aparecem num dos cantos da tela.
- Clique em Configurações.
- Clique em Conta e escorregue até o fim da tela.
- Você verá em azul as opções de tipo de conta. Escolha que você quer uma Conta Profissional.
- Siga a seguinte dica: se você é um influenciador, opte pela conta de Criador de Conteúdo. Caso venda produtos ou serviços, escolha a conta profissional do tipo Empresa.
Produza fotos e vídeos interessantes para os seus clientes
Essa talvez seja a parte mais difícil de como divulgar no Instagram, principalmente para quem está começando. Afinal, como saber que tipo de conteúdo agradará seus clientes? Vem comigo que tenho dicas importantes sobre isso também!
Capriche na qualidade das fotos e vídeos
Você já passou na frente de uma vitrine de loja bem feita, que te fez parar e querer entrar? Pois esse é o mesmo efeito que as fotos e vídeos que você posta no seu perfil precisa ter nas pessoas! Por isso, nada de publicar a primeira foto que vier à sua cabeça: tire várias, monte um bom cenário para suas peças (tecidos, peças de madeira, flores, etc, podem ajudar a criar um entorno que valoriza o seu produto), teste fotografar de vários ângulos, até encontrar aquele que realmente valoriza o que você está vendendo.
Se você estiver usando o Instagram para divulgar seu serviço, recomendo que você faça muitos vídeos também! Fale sobre como seu trabalho ajuda as pessoas no dia a dia, com palavras simples. Invista numa boa câmera (que pode ser de celular, mas um bom celular!), num microfone que capture o som sem ruídos, crie um ambiente bonito para gravar. Esse conjunto é importantíssimo para criar uma boa primeira impressão no seu cliente.
Fotos funcionam bem para: quem vende produtos, quem vende serviços ligados a estética (decoração, arquitetura, beleza).
Vídeos funcionam bem para: quem vende serviços. Principalmente quando você precisa cativar o cliente, explicar como funciona seu serviço.
Independente dessa regra geral, varie o tipo de conteúdo: faça sempre fotos e também vídeos, para agradar o algoritmo do Instagram e ter seus posts vistos por mais pessoas!
Veja o que fez sucesso e repita
Você teve uma imagem ou vídeo com muitas curtidas e comentários? Parabéns, você descobriu algo que agrada seus clientes! Fazer essa observação e repetir algo que deu certo é fundamental para ter um bom engajamento e atrair mais pessoas para seu perfil do Instagram.
Dica: cada público é um público, por isso é tão importante analisar o que dá certo no SEU perfil.
As pessoas interagem e compram mais quando você posta imagens únicas ou em carrossel (várias imagens publicadas juntas)? Ou quando você publica vídeos? Como foi a chamada de texto na imagem que chamou a atenção das pessoas? Que tema você tratou no vídeo que fez as pessoas curtirem mais?
Observe tudo e crie conteúdo a partir do que dá certo para VOCÊ.
Invista na imagem da sua marca para divulgar no Instagram
Você já parou para pensar que a venda online causa bastante desconfiança nas pessoas? Muitas vezes a pessoa teve o primeiro contato com sua empresa pelo Instagram, sem nunca ter ouvido falar de você.
Isso significa que seu potencial cliente não sabe se o produto de fato existe, se a qualidade é boa, se será entregue no prazo e se ele ficará satisfeito. Por isso, tudo o que você puder fazer para reforçar a imagem da sua marca, passar a ideia de qualidade e de respeito ao cliente facilitará a concretização da venda. Como fazer isso na hora de divulgar no Instagram? Veja só!
Escolha as cores e a linguagem visual certa para divulgar no Instagram
Você já reparou que as marcas famosas usam sempre as mesmas cores nas suas comunicações? Isso porque elas querem reforçar a imagem da marca! Analise se as cores que você escolheu combinam com seu público e com a sua empresa, use sempre os mesmos tipos de letra nos seus post (senão você compromete o visual do seu perfil, que fica bagunçado). Assim sua marca será mais facilmente lembrada e passará um ar de credibilidade.
Se você tiver dificuldade em saber que tipo de cor e de letra escolher, e como deixar o seu feed do Instagram bonito e atraente, uma boa ideia é usar modelos prontos, que você apenas adapta para sua marca. Nesse curso rápido aqui eu explico direitinho como fazer essas escolhas e disponibilizo modelos prontos para você usar imediatamente, e ter um Instagram com cara profissional e que atrai clientes (temporariamente, de R$297,00 por R$59,00 numa promoção super especial para os leitores do blog).
Aprenda a atrair novas pessoas para o seu perfil
Além de ter uma vitrine online com tudo o que você oferece, e que pode ser constantemente atualizada para mostrar aos seus clientes as novidades, o Instagram pode ser também um jeito interessante de trazer novas pessoas para o seu negócio.
Para isso, é importante que você aprenda a trabalhar com:
Hashtags
Essas marcações que você pode colocar na legenda dos seus posts são excelentes para trazer novos clientes, que estão buscando exatamente o que você oferece. Por exemplo: está vendendo bolsas amarelas? Tire uma foto ou faça um vídeo do produto com a hashtag bolsa amarela (#bolsaamarela). Assim, quem estiver procurando esse tipo de bolsa no Instagram poderá chegar até seu perfil.
O uso de hashtags funciona muito bem para produtos específicos, ou em nichos em que as pessoas costumam fazer buscas por hashtags. É o caso de festas infantis, já que mães frequentemente buscam inspirações para uma festa da Branca de Neve, ou do Homem Aranha. Se você oferece o serviço de decoração personalizada, ou mesmo se faz doces temáticos para essas festas, use as hashtags ao seu favor!
Quer aprender a usar a técnica de hashtags com todos os detalhes para atrair novos clientes? Conheça esse meu curso aqui.
Anúncios
Outra forma muito interessante de atrair novos clientes é fazendo anúncios no Instagram. Enquanto o uso de hashtags é gratuito, os anúncios são pagos (mas atingem um número muito maior de pessoas).
Minha dica sobre anúncios: estude bastante antes de fazer. Eles podem aumentar seu faturamento em até 20 vezes (foi com eles que eu fiz as 2.000 vendas no ano passado!), mas podem também ser um ralo de dinheiro para quem não sabe configurar as campanhas da forma certa.
Existe a técnica certa para a escolha da imagem ou do vídeo do anúncio, de como fazer a configuração para atingir as pessoas certas (que realmente podem comprar seus produtos ou serviços). E também estratégias de como gastar muito menos nos anúncios para ter mais resultado. É um conhecimento avançado de Instagram, por isso é necessário várias horas de aula para aprender. O passo a passo completo, de um jeito fácil de entender, eu disponibilizo nesse curso aqui.
Enfim, espero que essas dicas de como divulgar no Instagram tenham sido úteis para você! Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que terei o maior prazer em responder!
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