Nos últimos anos quase todas as minhas compras de roupas foram feitas de forma online. “Puxa, Nívea, mas não é arriscado errar na compra?”. Vou te contar que com algumas dicas é fácil aprender como comprar roupa pela internet sem errar o tamanho, e é justamente isso o que vou dividir com vocês nesse post.
Uma das grandes vantagens de comprar roupa pela internet, na minha opinião, é que você pode aproveitar promoções incríveis. É possível se cadastrar nos sites das marcas que você mais gosta e receber e-mails com cupons de desconto e com o aviso de descontos de até 70%. Nas trocas de estação, por exemplo, esses bazares arrasadores são comuns, e se você não compra online muitas vezes nem fica sabendo do período da promoção.
Mas vamos então as dicas para que você compre e acerte nas suas compras de roupa online? A seguir eu fiz um guia com 10 passos para você aproveitar muito essas oportunidades!
Comprando roupa pela internet sem errar o tamanho: o guia de 10 passos
1) Tire suas medidas
Existem três medidas principais que você precisa saber sobre o seu corpo: o busto, a cintura e o quadril. Então o primeiro passo é pegar uma fita métrica e tirar as medidas da seguinte maneira:
- Busto: passe a fita ao redor ao redor do seu corpo, na altura dos seios. A fita não deve ficar larga nem apertada. E se você usa sutiãs com bojos volumosos (quem tem pouco peito como eu costuma usar), o ideal é tirar a medida com o sutiã colocado.
- Cintura: passe a fita ao redor do seu corpo na área de menor circunferência, em geral um dedo acima do umbigo. Algumas marcas oferecem para as roupas de cintura baixa (geralmente calças desse modelo) uma segunda medida: a cintura baixa. Nesse caso, vale também medir seu corpo na região onde suas calças baixas começam.
- Quadril: passe a fita ao redor do seu corpo na região mais volumosa do bumbum. Não vale “roubar” e medir em outra região dos glúteos, pois do contrário a peça pode ficar apertada nessa região.
Outras medidas que você pode ter que tirar são o comprimento da manga (que vai do ossinho do ombro até o punho) e o comprimento da perna (que vai do quadril até o calcanhar). Essas medidas ajudam a saber se uma manga ficará curta ou longa, e se você precisará fazer a barra em uma saia ou calça.
Se a marca só oferecer as três medidas principais da peça não se preocupe e siga para o segundo passo do guia.
2) Veja a tabela de medidas da loja virtual
Depois que você tirou as suas medidas, é hora de compará-las com as medidas fornecidas pelo site da marca onde você quer comprar. E nessa hora você precisa prestar bastante atenção, porque nem sempre as medidas são tão “certinhas” assim.
“Como assim, Nívea?” Eu explico: já peguei loja virtual que não fornecia as medidas do tamanho PP ou do GG, embora elas tivessem essas peças à venda. Em outras vi que a tabela era a mesma para todos os modelos de roupas – embora obviamente algumas peças tivessem uma modelagem mais ampla do que outras.
Na dúvida, continue para as próximas etapas desse guia ante de decidir o tamanho, para não errá-lo.
3) Confira as medidas da modelo
Alguns sites colocam as medidas da modelo, inclusive peso e altura, e dizem qual é o tamanho que elas usam. Embora você provavelmente não tenha as mesmas medidas (eu nunca tenho pelo menos), pode ajudar a entender se a modelagem é mais apertada ou larga.
4) Tire as dúvidas pelo WhatsApp
Uma ferramenta que eu uso muito para comprar roupas pela internet sem errar o tamanho é usar o chat de WhatsApp e falar com uma atendente da loja. Ela tem experiência e costuma saber qual é o melhor tamanho para cada peso e altura, então passo minhas informações e espero ela me retornar para fazer uma compra com maior chance de acerto.
5) Conheça o seu corpo
Essa é uma etapa fundamental para seguir com o objetivo de comprar roupa pela internet sem errar o tamanho. Porque a verdade é que comprando numa loja física ou numa online, existem modelos que naturalmente ficarão melhor em você.
Um exemplo: se a medida do seu busto e do seu quadril forem aproximadamente iguais, peças com corte reto tendem a ficar boas em você. Mas pode ser que o busto seja maior, ou o quadril, e nesse caso seria melhor optar por modelos mais larguinhos em cima ou embaixo, de acordo com seu corpo.
Outra possibilidade: você ser uma pessoa P para a parte de cima (blusas, regatas, camisetas) e M para a parte de baixo (saias, calças) – ou vice-versa. Ou seja, nem sempre você usará a mesma numeração para todas as roupas de uma loja.
6) Conheça sua cartela de cores
Esse é outro passo que ajuda muito a comprar roupas de forma online (e presencialmente também). Porque nem sempre o erro está no tamanho, e sim na cor escolhida (que fica bem na modelo, mas não tão bem assim em você).
Existe uma forma de saber quais são as cores que caem melhor em você: um método que se chama coloração pessoal. Ele leva em conta a cor da sua pele, dos seus cabelos, olhos, o contraste no seu rosto, entre outras características. Depois que fiz essa análise com uma consultora de estilo fiquei sabendo que sou uma pessoa “inverno puro”, e desde então sigo a cartela de cores recomendada.
Claro que isso não deve te engessar (se uma cor não está na sua cartela, use-a, claro! Mas você vai notar que as peças de roupa que as pessoas sempre elogiam costumam ser das cores que combinam com sua cor pessoal).
7) Seja fiel às marcas que você conhece e gosta
Sabe aquelas marcas que você adora e nas quais já conhece sua numeração? Pois aproveite para comprá-las online! A chance de errar comprando numa confecção já conhecida é muito menor e, como eu comentei no início do post, de forma online é possível conseguir descontos que você não teria na loja física. Para os sapatos vale a mesma regra!
8) Cuidado com peças importadas
Além de demorarem para chegar e haver a possibilidade de cobrança de impostos, uma outra questão na compra de roupas importadas é que cada cultura tem uma modelagem específica. Por exemplo: a Carters, marca queridinha das mães de bebês nos EUA, costuma ter bodies estreitos e compridos. Se seu bebê for “curtinho e fofinho”, nem sempre a modelagem cairá bem.
Nas roupas femininas outra diferença cultural é notada com as marcas asiáticas. Como as mulheres da Ásia são bem magrinhas, é comum que as roupas compradas fiquem pequenas nas brasileiras. Por isso talvez seja melhor comprar um tamanho maior do que aquele a que você está acostumada.
9) Melhor maior do que menor
Você chegou ao passo 9, mas ainda está em dúvida? Se for uma compra imperdível, opte pelo maior tamanho e, se a peça ficar larga, faça o ajuste em uma costureira. Já o contrário, comprar uma peça pequena para o seu corpo, só terá uma solução: a troca.
Informe-se sobre as regras da troca antes de comprar
Mesmo tomando todos esses cuidados, é possível que você tenha algum probleminha na hora de comprar roupa pela internet. Por isso, antes mesmo de comprar, o ideal é conhecer a política de troca da loja (lembrando que por lei você tem 7 dias corridos a partir da data de recebimento para pedir a troca o reembolso integral do valor pago em qualquer compra online). Analise se há alguma taxa na troca, se é você quem deve levar a peça até os correios ou se a marca retira a peça na sua casa, e outros detalhes.
Assim, se houver essa necessidade, você realizará o processo sem que isso seja um problema.
Espero que você tenha curtido as dicas desse post! E se quiser conhecer algumas marcas de roupas que eu compro de forma online (comprei peças lindas de linho!), é só clicar aqui.