Você já ouviu falar sobre a calcinha Pantys para menstruação? Essa é uma novidade que surgiu nos últimos tempos, e confesso que estava bem curiosa para saber se funciona. Por isso, nesse post, eu compartilho toda a experiência que tivemos aqui em casa, para que você saiba direitinho como usar, quais são os modelos, e minha opinião pessoal sobre o produto (pensando em diferentes tipos de uso).
Como surgiu a ideia de ter uma calcinha Pantys?
Se você me segue há bastante tempo, sabe que eu tive menopausa precoce com pouco mais de 30 anos. Mas em função da reposição hormonal, eu continuo menstruando como uma mulher de 40 (com fluxo leve, bem menor do que era antes do diagnóstico).
Nunca tive problemas com o uso de absorvente convencional (ok, eu sei que polui o ambiente pra caramba. Só que eu sempre gostei de praticidade, então nunca pensei em copinho coletor). Mas não curto muito o uso de absorvente interno. E como meu fluxo é baixo atualmente, não costumo ter problemas com vazamento.
Por tudo isso, provavelmente eu nunca pensaria em usar uma calcinha que absorve o fluxo menstrual sem necessidade de absorvente, nesse ponto da vida. Entretanto, minha filha adolescente começou a menstruar, e várias dúvidas voltaram à minha cabeça. Então resolvi repensar o assunto.
Sabe aquela insegurança de usar um absorvente na escola e todo mundo perceber? Ou o medo de vazar no meio dos colegas, e você não ter como trocar a calça do uniforme? Pois é, eu vivi isso, imagino que você também, e vi tudo se repetindo com a minha filha. Foi aí que uma amiga sugeriu a calcinha Pantys, que tem tecido absorvente. E eu resolvi testar, para ter a minha própria opinião.
Como funciona a calcinha Pantys
A calcinha Pantys é feita de um tecido de fibra tecnológico, que recebe tratamento antibacteriano para que você possa usar, lavar e reutilizar a peça. Segundo a marca, uma calcinha tem a duração de 100 lavagens, e é recomendado que você tenha pelo menos 3 peças para revezar enquanto está menstruada (sinceramente, se for para usar sem absorvente por dentro, como ela foi idealizada, eu teria pelo menos 4. Afinal você usará pelo menos duas num dia, concorda?).
Existem modelos de calcinha Pantys para diferentes fluxos menstruais. Ou seja, se você tem fluxo baixo, pode usar o modelo tanga. Se tem fluxo moderado, pode usar a clássica, a skin (sem costura), a comfy e a biquíni. E se fluxo intenso, pode usar a dreamer e a hot pant. Se quiser ver todos os modelos, clique aqui.
Como usar a calcinha Pantys?
Como eu comentei, a calcinha foi criada para que você não precise de absorventes descartáveis. Bastaria colocá-la, trocar quando sentir que está úmida, lavá-la (ela seca rápido) e usar novamente.
Como usamos aqui em casa: como o meu fluxo é leve, tenho uma calcinha para fluxo moderado (gosto mais do modelo, mais largo na lateral) e uso sem nada – só a calcinha mesmo. Nunca vazou, e eu adorei essa liberdade de não precisar mais do absorvente convencional – foi uma descoberta!
Já minha filha usa de outra forma: como apoio para os dias (e noites) de fluxo mais intenso. Ou seja, ela usa o absorvente dentro da calcinha, tendo muito mais tranquilidade de saber que não vai vazar quando há bastante sangramento.
“Ah, mas assim você continua poluindo o meio ambiente”, você pode estar pensando. Concordo, tanto que um próximo passo é testar o absorvente extra da Pantys, que pode ser colocado dentro da calcinha, para os dias de muito sangramento. Mas de qualquer forma, eu achei muito legal, porque sentia muita insegurança nos dias de menstruação quando era mais jovem. E sei que minha filha se sente muito melhor quanto a isso!
Nesse vídeo você vê mais detalhes da calcinha:
A calcinha vaza?
Bom, aqui em casa não aconteceu. Dizem que ela pode ser usada por até 12 horas, mas sinceramente nem o absorvente descartável eu uso por tanto tempo. Troco antes disso e não tive problema (mas é claro que, se você ficar com a calcinha o dia todo, uma hora irá vazar).
Minha dica de uso é a seguinte: primeiro escolha um modelo compatível com seu fluxo (se você tem fluxo moderado ou intenso, nada de comprar a tanga, por exemplo). Depois comece a usar a calcinha em casa, para se sentir mais confiante. Depois que você pegar o jeito, use normalmente para sair, sem problemas.
E, claro: cada mulher acaba encontrando seu próprio jeito de usar. Seja para usar somente a calcinha ou com absorvente de apoio, apenas no começo e no fim do período menstrual (dias de fluxo mais leve) ou em todos os dias. Tudo isso só depende de você.
Outros usos para a Pantys
Um tipo de uso que eu não tinha pensado para esse tipo de calcinha, mas que é muito legal, são os casos de incontinência urinária. Tanto na gravidez (por causa da pressão do útero sobre a bexiga) quanto na terceira idade, é muito comum haver um pouco de vazamento de xixi na calcinha. Então já pensou que é muito mais legal usar uma calcinha fina, e não uma fralda geriátrica para esses dias?
Uma outra situação em que eu acho super legal usar esse tipo de peça é na praia, concorda? Só de lembrar quantas vezes fiquei sozinha na beira da piscina por estar menstruada, enquanto os amigos se divertiam, dói o coração! Por isso é legal saber que no site da Pantys e nas lojas físicas há também a linha praia, com maiôs e biquínis absorventes. Eu ainda não experimentei, mas vou testar no próximo verão (e fica como uma boa dica de presente para adolescentes! A maioria das meninas não têm e tenho certeza de que amariam ganhar, para nunca mais perder dias de férias).
Se quiser ver todas as calcinhas, biquinis e maiôs da Pantys, é só clicar aqui.