No ano passado, quando comecei um novo projeto de escrita, me deparei com um desejo: escolher um caderno para escrever muito especial, que trouxesse um significado ainda maior aos meus textos. Foi assim que comecei a procurar vários modelos, até encontrar alguns que conquistaram meu coração. Confesso que a escolha final foi difícil!
Depois de muita pesquisa, percebi que o caderno ideal para escrever depende muito do seu objetivo. Será usado para redigir apenas textos? Então um caderno pautado seria o ideal. Ou então para fazer mapas mentais? Nesse caso um caderno sem pauta cumpre melhor a função. Eu, por exemplo, acabei optando por um caderno “dot grid”, ou seja, que tem pontinhos em toda a página. Com ele sou capaz de escrever nas linhas formadas pelos pontos, mas também fico livre para fazer desenhos (o que ajudou muito na criação das cenas do meu último livro).
Vamos então à uma seleção de cadernos lindos para escrever? Vem comigo!
Os melhores cadernos para escrever
Cadernos para escrever da Paperblanks
Os cadernos da Paperblanks são dos mais lindos que você vai encontrar na vida! Suas capas são inspiradas em publicações famosas ao longo da história – por isso você pode esperar desenhos que remetem aos séculos XVII, XVIII e livros com valor histórico.
Ao escolher o seu caderno Paperblanks, recomendo verificar 3 quesitos:
- O tamanho: os modelos “mini” tem aproximadamente 14 cm X 9,5 cm (podem ser pequenos para alguns projetos). Os modelos “midi” medem cerca de 20 cm X 15 cm, enquanto os modelos “ultra” medem 23 cm X 18 cm.
- Presença ou ausência de pauta ou dot grid: caso você faça a compra de forma online, é fundamental verificar na descrição do produto se ele é pautado ou não, para melhor se adaptar ao uso que você dará ao seu caderno de escritor.
- Tipo de capa: comum, flexível ou dura: tem impacto na durabilidade o caderno, bem como no preço.
Veja abaixo alguns modelos de caderno para escrever da Paperblanks que eu achei incríveis:
Paperblanks Azure Midi Lined Journal
Modelo de capa dura com fecho, com capa dura que reproduz a edição de 1688 de L’office de la Semaine Sainte, um livro litúrgico latino. Pautado e com 240 páginas. Veja aqui onde comprar.
Paperblanks Dot Grid Celeste
Esse foi o caderno que escolhi para desenvolver o projeto do meu último livro. Como disse anteriormente, ele tem pontinhos que formam o grid em toda a página. Traz capa dura inspirada numa encadernação italiana de 1600, com 240 páginas. Vem também com uma régua com vários formatos para quem gosta de trabalhos visualmente criativos. Veja aqui onde comprar.
Paperblanks Poetry in Bloom Mini
Esse é um modelo pequeno com capa dura que reproduz a encadernação de The Sensitive Plant e Early Poems de Percy Bysshe Shelley. As folhas não têm pauta, por isso é excelente para quem gosta de sketchbooks. Veja aqui onde comprar.
Cadernos para escrever da Cadernos Filosóficos
E se você tivesse um caderno que te trouxesse inspirações diárias de grandes pensadores? Essa é a proposta da Cadernos Filosóficos, uma marca de cadernos bem interessante que conheci esse ano. Comprei esse modelo abaixo e me inspiro todos os dias com filósofos de todas as épocas, o que só aumenta a minha vontade de escrever! Veja aqui onde comprar.
Gostou dessas opções de caderno para escrever? Espero que um deles seja exatamente o que você está procurando!